alinhados com os objetivos estratégicos da empresa e, por esse motivo, sua frequência de aplicação precisa ser alta, principalmente entre líder e liderado.
Construindo um feedback positivo
O feedback positivo não pode ser confundido com um simples elogio. Um
Esse tipo de feedback, claro e baseado em fatos, faz muito mais sentido para o colaborador e o incentiva a ter comportamentos similares nas próximas atividades do mesmo tipo.
Algumas dicas para feedbacks efetivos e positivos
- Não perca o timing! Dê o feedback sempre próximo à ação realizada e à percepção do comportamento. - Seja específico e claro. Assim, você melhora as chances de entendimento e de repetição do comportamento. - Tente estabelecer uma ligação entre o comportamento desejado e os resultados de negócio obtidos.
Ciladas ao realizar feedbacks positivos
1. Artificialidade nos feedbacks
Ao realizar seus feedbacks positivos, seja natural. Seja sincero em suas colocações e não tente exagerar ou encontrar palavras rebuscadas para expressar sua admiração ou gratidão. Outra dica para quem não tem o hábito de realizar feedbacks positivos e deseja adotar a prática: comece devagar! Não inunde o público de seu ambiente de trabalho com seus feedbacks da noite para o dia e vá aumentando a frequência conforme aceitação e resultados obtidos. Lembre-se: o feedback não é só seu, é muito mais de quem o recebe.
2. Evite a enxurrada de feedbacks no final do ano
Tente pensar na realização de feedbacks como parte do seu dia-a-dia e não como uma reunião especial de final de ano. Lembre-se sempre da questão do timing: o feedback deve estar temporalmente próximo à ação realizada.
3. Feedbacks somente para assuntos estratégicos
Você não precisa aguardar a realização de grandes feitos para dar um feedback positivo. “Bom trabalho organizando as pastas de projeto por data de conclusão!“ Esse pode ser um grande reforço para comportamentos ligados a iniciativa, planejamento e outros. Todos os tipos de feedbacks são importantes e são ferramentas poderosas dos gestores para conduzir equipes coesas e de atitude coerente com as expectativas da empresa. Experimente colocar em prática o feedback positivo e observe o impacto que ele pode causar em sua equipe!