É comum hoje ouvir o termo Startup e já associar esse tipo de empresa a inovações e decisões estratégicas disruptivas e cheias de coragem. Mas não devemos nos enganar, as Startups não são as donas desse tipo de mentalidade, levada a termo pelas mudanças rápidas e contínuas do cenário social e tecnológico. Inúmeras empresas muito bem estabelecidas e com anos de mercado já se vêem prontas a encarar novos modelos de gestão e incluir a Inovação no seu cardápio como o “prato do dia”.
RH como agente estratégico da mudança
É verdade também. que desafiar esses paradigmas exige muito do corpo estratégico da empresa. E o RH, neste contexto, enfrenta desafios peculiares: encontrar pessoas com as competências necessárias para se tornarem parte de toda essa mudança, continuar oferecendo experiências positivas e oportunidades contínuas de desenvolvimento aos que toparem participar dessa jornada. O primeiro passo para vencer esse desafio, é saber quais são as competências essenciais para que as pessoas da organização consigam encarar os desafios propostos pelo cenário atual e participem dele como verdadeiros agentes de transformação.
Determinar quais serão essas competências essenciais é uma tarefa muito importante, que servirá de base para todas as outras ações de desenvolvimento e melhoria interna envolvendo os colaboradores. Assim, RH e Gestores de Área precisam estar em pleno alinhamento para que a empresa toda caminhe em busca dos mesmos objetivos estratégicos. E dessa forma, o papel tradicional do RH pode se deslocar e passar a ser muito mais estratégico, contribuindo para alavancar a inovação na organização. Veja alguns exemplos de competências que podem ser essenciais ao desenvolvimento dos colaboradores:
Comunicação
Capacidade de apresentar ideias para uma pessoa, um grupo, uma plateia ou uma multidão de pessoas.
Criatividade e Inovação
Capacidade de identificar soluções novas e diferentes e pôr em prática.
Iniciativa
Agir proativamente, antecipando-se às situações. Agir sob sua própria responsabilidade, independente de comando, buscando metas além do que é esperado ou exigido.
Gestão da Informação
Capacidade e disposição para buscar e selecionar informação, utilizando-a como subsídio para decisões profissionais ou pessoais.
Liderança
Capacidade de influenciar e inspirar indivíduos ou grupos para realizarem tarefas voluntariamente.
Negociação
Capacidade de fechar acordos mutuamente satisfatórios, através da criação de um clima favorável e do exercício do “ouvir”.
Foco no Cliente
Capacidade e desejo genuíno de conhecer o cliente, identificando suas necessidades e desejos, expressos ou não, fornecendo soluções que atendam e superem suas expectativas.
Foco no Resultado
Capacidade e disposição para alcançar os resultados desejados, com o menor gasto de tempo e recursos, considerando a ética, valores individuais, missão e visão de cada um, e os fatores externos.
Relacionamento Interpessoal
Capacidade do indivíduo de integrar o autoconhecimento, autodomínio e motivação. Capacidade do indivíduo de entender e responder adequadamente ao comportamento do outro.
Gestão da Mudança
Capacidade de identificar e escolher entre as diferentes alternativas, qual a melhor opção para implementar uma ação ou resolver uma situação.
Planejamento
Capacidade de definir objetivos claros, planos de ação, prazos e recursos necessários para execução das atividades próprias e/ou da equipe, afim de que o trabalho seja concluído com eficácia.
Trabalho em Equipe
Capacidade e disposição genuína para atuar em grupo, de forma ética, colaborativa, respeitado as diferenças individuais, compartilhando seu conhecimento tácito explícito e contribuindo com o seu melhor, para o alcance dos objetivos comuns.
Visão Sistêmica
Capacidade de agir sem perder de vista os objetivos corporativos e a integração com as demais áreas. Essas competências podem ser desenvolvidas e observadas nos colaboradores da sua empresa, com base em um processo estruturado de Gestão por Competências. Para desenvolver as competências em sua equipe é importantíssimo dar foco nas que são mais relevantes para o seu negócio e para o rumo que a sua empresa deseja tomar. Atirar para todos os lados, nesse caso, vai deixar seus colaboradores perdidos e sua gestão com pouco controle. Conheça o Ship Competency e aproveite essa oportunidade de derrubar as barreias burocráticas e processos de desenvolvimento de pessoas baseados na lógica do século passado.