Com a onda de casos da COVID-19 aumentando rapidamente no mundo todo, podemos esperar grandes impactos na sociedade, nas gerações, nos relacionamentos e já vemos hoje um impacto mais do que significativo nas relações de trabalho.
Transformar relações de trabalho, antes baseadas no olho-no-olho e na vivência em conjunto, em relações sustentadas pela tecnologia parece algo desafiador, para empregador e também para os seus colaboradores. Muito mais do que aplicativos de videoconferência, o que, de fato, mantém os times unidos e prontos para remarem em direção aos mesmos objetivos é a cultura da empresa.
A cultura de uma organização se forma e se mantém por meio das interações, rituais e práticas cotidianas. São essas práticas que reforçam os comportamentos esperados, que permitem a solução de conflitos e que fortalecem a identidade organizacional. Mudanças bruscas, como a que ocorreu recentemente, exigem das organizações novas práticas e um novo olhar para a forma de organizar rotinas, definir prioridades e valorizar entregas. Estamos iniciando o novo ciclo de reconstrução de significados.
Em meio à tempestade chamada Corona írus e #ficaemcasa, temos a oportunidade de repensar nossos valores e instrumentalizar mudanças significativas nas nossas organizações. Há grandes perdas. Contudo, não se pode perder a mesma coisa duas vezes. Por isso, acreditamos que a pandemia devasta, mas as equipes constroem. Vamos resgatar nossos recursos, ampliar nossos repertórios e utilizar nossa capacidade para nos reconstruirmos.
Conte com o nosso time durante esse momento. Converse com a gente.
Aproveite o tempo de home office para organizar, colocar em dia, tirar do papel... Tudo o que for possível. Com o seu time, aproveite para conhecer melhor cada um, para entender seus anseios, receios, motivadores... E se precisar do time do Ship, é só avisar.
Estamos verdadeiramente juntos. No mesmo barco.
Ship Competency.