Gostou de nosso conteúdo? Assine nossa newsletter!
Obrigado! Seu e-mail foi inscrito com sucesso!
Oops! Tivemos um problema em sua inscrição!

Blog do Ship

October 5, 2017

Entrevista de Emprego baseada em Competências

Gestão por Competências
Gestão de Pessoas

Uma entrevista de emprego é sempre um processo de duas vias: o entrevistador quer descobrir mais sobre as habilidades e vivências do candidato para a posição disponível e o candidato se esforça para convencer o entrevistador de que realmente desempenharia um bom papel na posição desejada.

Para atingir esses objetivos, existem diversos formatos de entrevistas utilizados, que vão desde entrevistas por telefone, entrevistas em grupo a entrevistas tão informais que parecem mais uma conversa sem compromisso. 

Esse último modelo, deixa o candidato mais à vontade e pode até mesmo conseguir explorar informações que ficariam submersas num primeiro momento. Mas, mesmo para uma entrevista de emprego menos rígida, é possível aplicar um modelo ou uma estrutura que ajude a organizar as ideias e reter as informações relevantes para a tomada de decisão sobre o candidato.

O modelo de entrevistas baseado na gestão por competências pode ajudar bastante nessa estruturação. Que tal explorar e adicionar essa possibilidade ao seu repertório?

Como os modelos de entrevistas de emprego baseados em competências funcionam?


Primeiramente, é preciso que o entrevistador tenha clareza sobre quais são as competências essenciais para o papel desejado, e então as questões que irão guiar a conversa poderão ser desenvolvidas de modo a convidar os candidatos a compartilhar suas experiências.

Cada questão dirigida ao candidato deve ser uma porta aberta para que ele fale sobre seus comportamentos. O ideal é endereçar perguntas que possibilitem a descrição de como o entrevistado se comportou em determinadas situações, o que irá estimulá-lo a dar exemplos mais concretos para suas competências.

Exemplos de aplicação do método

Para colocar o método em prática, você precisa enter bem o que é uma competência, então veja o trecho abaixo:

Uma competência é composta pelo conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que uma pessoa possui e que exibe, no dia-a-dia, por meio de comportamentos. Ou seja, as competências são visíveis a partir dos comportamentos que elas impulsionam.

A partir dessa definição, podemos pensar que uma entrevista baseada em competências deverá ser conduzida por questões que ajudem o entrevistador a avaliar se os comportamentos esperados em determinadas situações já fazem parte do repertório do entrevistado.

Dica para entrevistadores e entrevistados no modelo de competências


Dica para o entrevistador: durante a entrevista de emprego, procure anotar (mesmo que mentalmente) se os seguintes aspectos estão presentes na respostas do entrevistado, e se não estiverem, estimule-o a busca-los em sua memória:

Situação: Procure obter uma descrição completa da situação ou problema utilizado como exemplo pelo entrevistado para situar o comportamento requerido.

Tarefa: Tente entender qual tarefa foi originada da situação descrita pelo entrevistado.

Atitude: Procure entender e obter detalhes sobre a aititude do entrevistado diante dos obstáculos que ele precisou enfrentar.

Resultado: Peça ao entrevistado para evidenciar o resultado obtido com as ações, conhecimentos e habilidades envolvidos para superar a situação descrita, e verifique se são resultados que sua empresa esperaria também.

Esse modelo também é chamado de modelo STAR, para ajudar a lembrar de cada um dos passos aplicados Para o entrevistado, fica como dica compreender esse modelo e buscar em seu álbum de experiências e vivências, as que efetivamente poderiam auxiliá-lo a demonstrar suas competências numa conversa como essa. Um repertório de experiências bem organizado ajuda a demonstrar segurança, autoconhecimento e clareza de pensamento, características bastante valorizadas em entrevistas de emprego! Acompanhe o Blog do Ship e conheça cada vez mais sobre gestão de pessoas!