Gostou de nosso conteúdo? Assine nossa newsletter!
Obrigado! Seu e-mail foi inscrito com sucesso!
Oops! Tivemos um problema em sua inscrição!

Blog do Ship

February 3, 2019

Gestão por Competências e Desempenho dos colaboradores: como se relacionam?

Gestão por Competências
Avaliação de Desempenho
Gestão de Pessoas

Diante de um mercado cada vez mais dinâmico e exigente, as empresas são obrigadas a encontrar novas soluções que garantam a longevidade e o crescimento dos negócios. É evidente que, hoje, não adianta ter estruturas físicas grandiosas ou mesmo sistemas de gestão certificados, se não houver nas equipes pessoas verdadeiramente comprometidas com o sucesso da empresa. 

Por essa razão começa-se a pensar em como auxiliar no desenvolvimento dos colaboradores, para que estejam cada vez mais aptos a realizar o que a empresa precisa. Assim nasceu o conceito de gestão por competências.

Quando falamos em gestão de desempenho e gestão por competências, estamos nos referindo a duas vertentes gerenciais que se complementam no contexto organizacional. Mas, apesar dessa complementariedade elas possuem diferenças a serem consideradas.

O que é Gestão por competências e gestão de desempenho?

Enquanto a gestão de desempenho é focada em resultados, ou seja, é feita com base na execução das atividades e nos sucessos obtidos, a gestão por competências foca nas capacidades do profissional, em seu potencial para desenvolver as atividades de seu cargo, e nos comportamentos que expressa no dia-a-dia. Assim, a gestão por competências olha para os gaps existentes nos conhecimentos,  habilidades e atitudes essenciais para que o colaborador consiga colocar a estratégia da empresa em prática.

Unir gestão de desempenho e gestão por competências significa colocar as competências do colaborador ao dispor da empresas, e mais: desenvolver competências que sejam necessárias e dar visibilidade às que já existam plenamente. Os resultados positivos virão como consequência.

É muito importante que empresas e colaboradores se dediquem ao desenvolvimento de competências, pois somente desta maneira é possível assegurar o alinhamento entre o perfil do profissional e as demandas da empresa, e formar equipes cada vez mais alinhadas à estratégia!

Gostou do texto? Que tal criar agora mesmo uma conta na nossa plataforma e colocar em prática sua estratégia de Gestão por Competências e Avaliação de desempenho? Acesse shipcompetency.com e crie sua conta grátis!