Gostou de nosso conteúdo? Assine nossa newsletter!
Obrigado! Seu e-mail foi inscrito com sucesso!
Oops! Tivemos um problema em sua inscrição!

Blog do Ship

July 8, 2018

Ship e a Gestão por Competências nas Empresas

Avaliação de Desempenho
Gestão por Competências
Gestão de Pessoas

Globalização e aumento na competitividade: grandes forças motrizes das empresas de qualquer porte, que buscam se adequar a um mercado que exige muito e que muda muito rápido. Para acompanhar todas essas novidades, a forma de gerir empresas também precisou se modificar, buscando cada vez menos a estrutura hierárquica tradicional como chave para suportar o sucesso da empresa.

É nesse cenário que a gestão por competências se destaca, à medida que ajuda a empresa a concentrar energias no que é estratégico, buscando a harmonia entre as pessoas que compõem as equipes de trabalho e o que é esperado pelos diretores e patrocinadores. Nesse artigo vamos abordar como a Gestão por Competências pode ser aplicada em empresas que desejam profissionalizar sua tomada de decisão estratégica e a relação de desenvolvimento humano. Vamos lá?

A gestão por competências se apoia na observação, mensuração e desenvolvimento de comportamentos das pessoas que fazem parte dos times de trabalho na empresa. Dessa forma, ela ajuda a ajustar as expectativas existentes com o trabalho de um indivíduo e o que ele realmente é capaz de realizar no dia a dia. Vai além das metas e números. É mais profunda, pois se envolve com a capacidade do indivíduo de saber agir com coerência, saber sacar determinados conhecimentos, tomar atitudes em situações pertinentes, saber aprender com o que experimenta e conseguir se envolver com a estratégia da empresa.

A Gestão por Competências é para todos?


Partindo dessa visão, podemos enxergar que a gestão por competências é aplicável em qualquer empresa que consiga desenhar uma estratégia de trabalho e também definir quais competências seriam essenciais para fazer com que essa estratégia seja realidade. E é aí que está a grande dificuldade: como traduzir a estratégia da empresa em competências? E ainda: como traçar planos de desenvolvimento individuais que convirjam para um mesmo objetivo? Foi pensando nisso que o Ship Competency foi desenvolvido.

O Ship Competency é uma solução de gestão por competências que utiliza a Avaliação de Desempenho como meio de coletar informações mensuráveis sobre os comportamentos e competências dos colaboradores, transformando essas informações em planos de ação que realmente façam sentido para cada um e auxiliem no desenvolvimento da estratégia empresarial.

Como o Ship pode ajudar a implementação da gestão por competências?

Com o Ship, os desafios da avaliação por competência ficam menos assustadores. Veja algumas características da plataforma Ship que auxiliam muito nesse processo. - Escolha guiada das competências essenciais ao desenvolvimento da estratégia empresarial;

- Definição dos questionários de avaliação de acordo com as competências escolhidas;

- Dashboards e gráficos para ajudar na visualização do status da empresa em cada competência, bem como de cada colaborador e departamento;

- Acompanhamento e lembretes para a realização das atividades pertinentes à avaliação de desempenho;

- Fluxo de atividades para desenvolvimento, validação e aplicação dos questionários de avaliação de desempenho;

- Workshops de implantação para situar as equipes participantes das avaliações;

Gostou do que leu? Experimente gratuitamente a plataforma Ship Competency e vivencie a gestão por competência em sua empresa! Você vai se surpreender com os resultados. Ship, feito para quem acredita nas pessoas e nos resultados que elas podem gerar!